08/04/2010

Curso de Arte Gráfica e Comunicação libertária no Pontão de Cultura Digital Minuano: 

Oficina de Comunicação Comunitária:

Grupo de Comunicação Comunitária aprova projeto de grupo de usuário do fisl 10 

Toda a Equipe do grupo de comunicação comunitária pode participar gratuitamente do fisl 10 ocupando um dos totens na área da feira durante todo o evento.

galeria das atividades do grupo no Pontão Minuano aqui: http://picasaweb.google.com.br/ecoaecoa/GrupoDeComunicacaoComunitaria#


Cobertura da Conferência Livre de Segurança pelo grupo de comunicação comunitária.

Acontece hoje, na sede do Sindicato das Panificadores no bairro Ipiranga, a Conferência Livre de Segunça contando com a presença de participantes das comunidades da Zona Leste, Eixo-Baltazar, Norte, Noroeste, Vila Floresta e GHC, assim como o vereador Carlos Todeskini.
Dàs 13 às 18:30 horas serão discutidos os sete eixos dos quais serão votados três princípios e sete diretrizes para a Conferência Estadual de Seguraça que acontecerá dia 29 de junho na Câmera dos Vereadores e dia 30 de junho no Colégio Sevingne na rua Duque de Caxias.
Na abertura da Conferência o grupo CIA de Teatro Santa Rosa apresentou uma cena tratando o tema segurança, que foi desenvolvida nas oficinas na comunidade Santa Rosa na zona norte de Porto Alegre. “O grupo utiliza o teatro do oprimido como uma ferramenta de discussão social”, diz Edgar, diretor do grupo.
Logo depois, Alissa Gottfried do Grupo de Comunicação Comunitária e educadora do Pontão de Cultura Digital Minuano apresentou o projeto da Revista Digita do Grupo de Comunicação Comunitária de Porto Alegre, falando sobre o processo do grupo e  convidando o público fazer parte do projeto e participar do Fórum Internacional do Software LIvre, o fisl 10, que acontecerá na PUC de Porto Alegre nos dias 24 a 27 de junho de 2009.
A equipe de cobertura é composta pelos projetos: Rede de Rádios ABRAÇO (Carlos Henrique Gorniski Güntzel/parte técnica e transmição do áudio na web,  Luiz Carlos Almeida/gravação de entrevistas com alguns participantes da conferência  e Josué Franco Lopes/executiva), Pontão de Cultura Digital Minuano (Alissa Gottfried/registro fotográfico, comunicação web pelo blog do Fórum de Segurança e apresentação do projeto de comunicação comunitária, Ricardo Oliveira/apoio técnico, Carlos Henrique Gorniski Güntzel), Jornal Comunitário do Morro da Cruz “Nóis na Fita”: DJ Saroba/apoio técnico e na produção para o blog,  Parte da confêrencia foi transmitida via internet para rádios comunitárias de todo Brasil, com o intuito de que este conteúdo seja  retransmitido pelas rádios em suas localidades através de seus transmissores analógicos. Também este blog documenta a conferência reunindo as fotos e na sequência o podcast dos áudios.
Nas discussões da conferência foram apresentados os eixos e os princípios e diretrizes foram a votação depois do intervalo para o café onde este blog foi projetado.

Fotos por Alissa Gottfried, DJ Saroba e Luiz Carlos.



Parceria entre Projeto Morro da Cruz Para a Vida e Grupo de Comunicação Comunitária da Grande Porto Alegre

Num processo de intercâmbio sociocultural, o projeto Do Morro Da Cruz Para a Vida com o Grupo de Comunicação Comunitária da Grande Porto Alegre firmou uma parceria de formação conjunta para expandir seus conhecimentos na área de comunicação comunitária. No dia 30 de Abril um encontro entre a educadora Alissa Gottfried  que faz parte do Grupo de Comunicação e Claúdia Lulkin colunista do jornal Quilombo Morro da Cruz vinculado ao projeto Do Morro Da Cruz Para a Vida foi proposto um conjunto de idéias que passam pela troca de aprendizagem na produção, edição e veiculação do produto realizado.

fonte: http://fjsnoroeste.wordpress.com/


Participe da oficina de jornalismo comunitário no Pontão Minuano
Enviado por Alissa em sex, 03/04/2009 - 17:01
http://delaesquinacaliente.blogspot.com/2008/11/bolivia-conferencia-internacional-de.html
Estamos convidando a comunidade de Porto Alegre, para a próxima oficina de jornalismo comunitário, que está marcada para quarta-feira, dia 8 de abril, na sede do Pontão Minuano:
16º Andar na Galeria Malcon, Nº 1560, Sala 1605.
Durante as oficinas de jornalismo comunitário desenvolvidas no Pontão Minuano criamos o blog do Fórum http://fjsnoroeste.wordpress.com
Para tratarmos de assuntos como: Segurança Pública, Cidadania e assuntos relacionados as reuniões do Fórum  de Segurança da região noroeste e outros temas ligados as comunidades de Porto Alegre.
 
No blog estão sendo publicadas matérias e notícias desenvolvidas pelo grupo que está participando das oficinas de jornalismo comunitário no Pontão Minuano, mas o blog está aberto para colaboradores.
Na próxima quarta estaremos abrindo a oficina de jornalismo comunitário para toda a comunidade de Porto Alegre para formarmos um coletivo de produção e pesquisa sobre jornalismo comunitário desenvolvido com software livre.

[[[[[[[Pela cultura de colaboração]]]]]]]]]
Matéria escrita por Rafael Xavier e Alissa Gottfried
 
fonte: http://minuano.org/?q=node/111




Parceria entre Rede Abraço, Pontão Minuano e Cooperativa de Gás promovem curso de comunicação popular.
Enviado por grafico em sex, 10/04/2009 - 03:17


No curso de comunicação são desenvolvidas oficinas de jornalismo comunitário e linguagem radiofônica produzindo materiais para mobilização e estratégia de cobertura para Confêrencia Municipal de Segurança

Para abordar a questão da segurança pública da Região Noroeste da capital gaúcha a Rede Abraço, o Pontão de Cultura Digital Minuano, a Cooperativa de Gás entre outras entidades promoveram nesse final de semana uma oficina de comunicação comunitária. Este foi o primeiro de quatro encontros que pretende preparar agentes comunitários para realizar a cobertura da I Conferência Municipal no dia 24 de abril e a mobilzação também para a Conferência Municipal de Comunicação.


O encontro do dia 14 começou às 9 da manhã e durou o dia todo, começando com a oficina de rádio comunitária /Legislação, pausa para o almoço oferecido gratuitamante pelo evento e seguindo na tarde com as oficinas de jornalismo comunitário/elaboração de matérias  e linguagem para rádio difusão que foram até as 17:30 da tarde. Nas próximas semanas, quartas e quintas, na Sede do Pontão Minuano continuam as produções das oficinas.
Para maiores informações contate o Pontão Minuano:

51 3228 0121 ou pelo mail alissa@softwarelivre.org

fonte:
http://minuano.org/?q=node/427




Oficina na X Feira Estadual de Economia Solidária:

Telecentro da 10ª Feira Estadual de Economia Solidária ao migrar para GNU/Linux possibilita oficinas para os feirantes.

Enviado por ecosol em seg, 15/12/2008 - 03:47
  Quatro computadores foram disponibilizados pela PROCEMPA, sob a responsabilidade da equipe da Casa Brasil de Porto Alegre, compondo o Telecentro da X Feira Estadual de Economia Solidária. Como todas as máquinas vieram com software proprietário (Windows) o Pontão de Cultura Digital Minuano propõe a instalação de software livre no telecentro.
  Após a autorização da equipe da Casa Brasil, que comunicou a PROCEMPA sobre a solicitação, distribuições GNU/Linux UBUNTU foram instaladas pela equipe do Pontão.
  Essa ação em parceria com a Casa Brasil e PROCEMPA, possibilitou que o Pontão de Cultura Digital Minuano ministrasse oficinas sobre a divulgação de produtos na web, no telecentro da feira. Dez dos cem grupos expositores da feira participaram das oficinas, onde escrevem sobre sua participação da rede de Economia Solidária e como surge o empreendimento, para ser divulgado por e-mail incluindo fotos dos seus produtos.
                                                                                                                                              Oficina de Divulgação de produtos da Feira na Internet
por Alissa Gottfried - Educadora de Gráfico do Pontão Minuano
Foto por Alexandre Gottfried
6a Bienal do Mercosul: 

Teatro do Chat - O RPG da Cidadania

Nesses 3 meses de Bienal em Porto Alegre foi lançada, como obra de arte, uma ferramenta para a organização civil horizontal, que demonstrada como uma instalação era pouco acessível aos olhares entretidos do público. Mas o fato é que a ferramenta tem alto potencial de inserção na rede de atores e projetos sociais da cidade.

Além disso faz parte da obra uma ampla pesquisa sobre o centro da cidade, seus problemas e conflitos o que surge como a ambientalização do jogo de RPG.

O Teatro do Chat tem uma interessante estratégia pedagógica na educação social. Utiliza o RPG como recurso didático na proposta de incentivar o protagonismo da comunidade em geral, gerando uma oportunidade de nos pensarmos em diferentes papéis numa complexidade comunitária que se teatraliza sem necessariamente depender de um diretor ou mestre no jogo.


Segundo os autores:
"O Teatro do chat é um jogo para promover a discussão política a respeito de problemas urbanos. É um jogo de representação de papéis em que, como no teatro, os participantes atuam como protagonistas de um conflito urbano real em um chat ou espaço de conversação pela Internet.

O Teatro do chat pode ser usado para abordar qualquer assunto.
O importante é que envolva atores sociais com distintos posicionamentos sobre um tema, a fim de que os participantes do jogo assumam diferentes posturas políticas para atuar na discussão por chat.
Nesta oportunidade, os integrantes de m7red trabalharam com um grupo de pessoas de Porto Alegre. Juntos, escolheram o problema econômico e social do centro da cidade como cenário-modelo. Os participantes investigaram os diversos conflitos e interesses que confluem no problema do Centro e escolheram personagens (reais ou não), que foram encarnados pelos participantes em um intenso debate sobre soluções para a problemática de abandono, segurança e circulação no Centro de Porto Alegre.
O que será visto é um “edifício” que, como se fosse um laboratório de ação política, apresenta as diferentes instâncias deste projeto: informação, treinamento de atuação e chat. Assim, ele apresenta-se como espaço para sessões de chat que serão desenvolvidas durante o período da Bienal."



Mas o que a princípio o obra não se limita a Bienal. Depois de conversar com um dos criadores da proposta, o arquiteto Maurício Corbalán, percebi que o proposta é orgânica e está ligada com Buenos Aires e Amsterdã numa espécie de interlocução permanente de projetos urbanísticos.
Agora Poalegres, vai de nós nos apropriamos dessa ferramenta que pode aumentar as possibilidades de uma cidade mais sustentável e cultural, atuando também na cidadania planetária.

Mais informações:
www.teatrodochat.com.ar

http://teatrodochatpoa07.wordpress.com/

Alissa Gottfried
Educartista Social

fonte:http://muralpublicopoa.blogspot.com/2007/11/teatro-do-chat-o-rpg-da-cidadania.html


Contato

Alissa Gottfried
alissa@softwarelivre.org
(21) 9205 1638

Artivismo

Artivismo

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

donde mira-me