Resistência Artística

Realidade Diminuída:
Projeto de arte crítica e educação popular/ambiental:

Realidade Diminuída

clique na imagem abaixo:

Realidade Diminuída é um processo artístico educativo que foi iniciado em setembro de 2010

por Alissa Gottfried em parceria com Editora Educadora Ecoaecoa (Felipe Nunes e Elisa Gottfried), Pontão da Eco (Tainá Vital e coletivo i-Motirô (Adriano Belisário),

no maior Lixão da América Latina localizado na comunidade Esqueleto do bairro Jardim Gramacho na cidade Duque de Caxias/RJ,

como primeira residência artística do projeto de curadoria de Silvia Leal: EME >> Estúdio Móvel Experimental

contemplado no edital Conexões Artes Visuais 2010 - FUNARTE/Petrobrás.

E está sendo mapeado na imagem acima (clique para ver) no site fronteirasimaginárias.org do projeto FIC – Fronteiras Imáginarias Culturais que é um projeto do Edital TUXAUA aprovado pelo Coletivo i-Motirô

Este processo criativo que foi realizado com 15 crianças filhos/filhas de recicladores do Lixão Gramacho envolve propostas artísticas de produção literária e alfabetização criativa (baseada no método Paulo Freire) com dois jogos:

Dada Outra Poesia e RPG Comunativo

desenvovidos por Alissa Gottfried e Felipe Nunes.

Essas produções levam a um tagueamento do lugar feito pelas crianças que ocasionam um termo gerador problemático ligado ao seu ambiente: FUMAÇA

essa palavra é escrita com fita isolante, uma PIPA METAREC feita com metais de guarda-chuva como estrutura e rabiola de resto de bandeirinhas que enfeitaram as ruas do Rio de Janeiro durante a COPA 2010. Empinamos a Pipa e ela passou a representar uma pergunta no AR transmitida pela

RÁDIO PIPA.

Essa Rádio é uma intervenção urbana onde o áudio do diálogo gerado pela palavra escrita na pipa é gravado e editado mixando a fala das crianças envolvidas na atividade com as da comunidade atingida pela intervenção + colegens de referências ligadas ao contexto no caso aqui falas da ESTAMIRA. Essa edição feita com a colaboração de Adriano Belisário (coletivo i-Motirô) e Tainá Vital (Pontão de Cultura da ECO/UFRJ), gera um programa de RÁDIO ARTE que é oferecido e transmitido na rádio comunitária mais próxima do local interferido.

Essa transmissão foi feita pela Rádio Educativa Kaxinawá da UERJ em Duque de Caxias.

Na sequência fizemos uma letra de música com as palavras recicladas no jogo Dada Outra Poesia, que foi musicada na oficina METAFUNK DO GRAMACHO com o educador Felipe Nunes do COLETIVO ECOAECOA.

E para concluir a sequência de atividades com as crianças do Gramacho, ao terminarmos de montar a MAQUETE/TABULEIRO do jogo, RPG COMUNATIVO, usando materiais reciclados, foi feito mais um áudio com a história criada durante esse jogo.

Esta história é baseada na realidade vivida por essas crianças no Jardim Gramacho e tem como trama a idealização de sua vida comunitária onde projetam um futuro em que elas PODEM e TRANSFORMAM essa "REALIDADE" COLETIVAMENTE com alternativas criativas, políticas, colaborativas e empreendedoras.

Você pode ler essa história que foi publicada pela EDITORA EDUCADORA ECOAECOA como primeiro livro da SÉRIE RPG COMUNATIVO no link:

Livro RÁDIO PIPA

Depois disso, após duas semana de duração desse processo no Lixão o coletivo Ecoaecoa produziu um mapa feito com as ilustrações dessa história que as crianças fizeram durante o jogo de RPG, que mapeia as produções multimídia desse trabalho, como essa foto aqui.

A edição dos conteúdos desse mapa do Projeto REALIDADE DIMINUÍDA foram produzidas com os aplicativos e softwares livres: GIMP, AUDACITY, BROFFICE e UBUNTU.

E o lançamento do Livro RÁDIO PIPA foi feito durante a FESTA AUTO-GESTIONADA

na Comunidade Autônoma UTOPIA E LUTA em Porto Alegre em dezembro de 2010

Essa proposta de rádio arte, assim como os jogos de produções literárias e publicações independentes e copy left citados nesse trabalho são de autoria de Allissa Gottfried e Felipe Nunes, tem licença Arte Livre e continuam/continuarão sendo realizandos em periferias e comunidades carentes do Brasil pelo Coletivo Ecoaecoa.

contato: ecoaecoa@gmail.com

Alissa Gottfried: alissa@softwarelivre.org

--------------------------------------------------------------------------------

Para saber mais sobre o projeto EME >> Estúdio Móvel Experimental

Assita aqui o vídeo documentário EME >> 2010

Leia o realese aqui

9.18.2010


Realidade Diminuída: Apresentação final






As crianças finalizaram suas atividades com Alissa nesta Sexta-feira de 18 de Setembro com a apresentação do livro 'Rádio Pipa' desenvolvido no decorrer destas 2 semanas de trabalho entre 6-18 de Setembro. O livro foi produzido pela Editora Educadora Ecoaecoa, na atividade RPG Comunativo , realizada na residência artística 'Realidade Diminuida' na comunidade Esqueleto do Jardim Gramacho em Duque de Caxias.

'Rádio Pipa' é uma história ficcional baseada na realidade das crianças. Os jovens autores se colocam no futuro como personagens que podem transformar sua comunidade e suas vidas.

Para chamar a atenção de sua comunidade, as crianças formaram um grupo musical; Meta-Funk do Gramacho. Enquanto os jovens percussionistas cantavam:

"Socorro
Jardim Gramacho
Fumaça, Lixo, Lama
Vida, Amor, Pessoas
Queremos Carinho"

o grupo teve uma visita muito especial durante sua apresentação para a comunidade. Luciana e Nilson, da Cooperativa de Catadores de Lixo de Duque de Caxias (INEA)visitaram a exposição das crianças e se interessaram pela produção. 

9.17.2010


Livro Rádio Pipa para download

Sala de leitura na Kombi EME




Durante a segunda semana do projeto Realidade Diminuida foi produzido um livro com o jogo de RPG: Comunativo, desenvolvido pela Editora Educadora Ecoaecoa. No jogo uma trama comunitária é criada apartir de uma maquete produzida com materiais reciclados representando os cenários da história. No jogo todos os personagens são reais e suas atividades são projeções de futuro onde crianças se vêem como agentes transformadores da realidade local. Muitas histórias já foram produzidas com esse jogo, sempre desenvolvido com crianças e jovens em situação de periferia cultural. Nessa versão um hiper-mapa foi produzido no FIC - Fronteiras Imaginárias Culturais - Projeto de mapeamento cultural do coletivo I-Motirõ: http://fic.imotiro.org.  
leia sobre a licença clique aqui
Esta obra é livre. Sua versão impressa pode ser encomendada  pelo mail da Editora Ecoaecoa: ecoaecoa@gmail.com


foto por Tainá Vital



O RPG Comunativo foi criado pela editora Ecoaecoa para produzir literatura comunitárias com crianças e jovens em situação de periferia cultural. Muitas histórias já foram criadas, desde 2006, em escolas e universidades públicas, Pontos de Cultura, Ocupações, Quilombos e em comunidades que geram renda a partir de reciclagem de lixo urbano.  Essas histórias sempre se baseiam na realidade local mas projetam um futuro transformado pelos personagens que também sempre são reais e formam a série RPG Comunativo da Editora Ecoaecoa que estará sendo publicada e distribuída também pelos personagens em suas comunidades como uma forma criativa e educativa de gerar renda.

A Editora Educadora Ecoaecoa é uma proposta de empreendimento Ecosófico (3 ecologias: social, pessoal e ambiental somadas a sabedoria da colaboração) que oferece o curso de produção literária com Metareciclagem, documentação e publicação/editoração livre. O nosso objetivo como Editora Libertária é ecoar a economia criativa e solidária, a educação popular e pedagogia hacker além da sabedoria e a arte popular para que qualquer pessoa possa usar sua própria linguagem no diálogo cultural / político / econômico.

Mais informações entre em contato no mail abaixo:


                             Ecoaecoa
                           Editora Educadora


ECOAECOAECOAECOAECOAECOAE...

 ecoaecoa@gmail.com 

9.16.2010


Tags/Pipas do Realidade Diminuída


Clique nas Tags das pipas: nas
 
 
HVWVWYOMTXNFEYWQUNTHSMBLSUWEGBEOWBKSZYFTWSZARVQLJK
SBXUNPOKTVLYJHZTAZSFSOYSOPNFBWQTYNOMDCWXYIWIPVBPVU
VOIUGXJTCKQTEPGSBKVYHTGDBWZDMUYIJGCPDMJGXZZBPGUQRQ
PZJWDLSCPFXNNGUPWYCFEZFEBULVLCLABVXEHPHWVFKIMEYICA
NHATMBNXXYAIZCEXHLNPIIUTRGXPPAQDHQWUSJRPISYIUCFBOS
RXBLQSSOIHOYLWPHQIRIXAAWJUZPWOINLJZBCRPKZEJLAYSRHK
ZELZBUUAJROSFZCBJEWROWVXHWWAODLNIWNJQIKAAYTFYVKAZH
SNDNLLKIMYLYMUUAKELIOMJNFOMAYNAFFOJTZVDHICTGPOBPSMY
HYHVEWRÁDIO PIPA TGXBOZVVPJWECJDKILFMHNRCIXDIRNBKUZ
MJZHEORATUJWERIJMEPWWREUVNLJPWDOIMNQRBISVCBRGTZQYPM
UHRPCFALUXPJFCWWTYELUHNLNHLEFBQAIIPLNQXINMRTOOQINV
THCHTQOFUUGLVPUKAIBYQPKIIZXYHLUBSWIMNWSIRYTMOOXPWY
NNNYVWXTVFEPGXMPJAMBIDACPPQMENLRAZQWWNPRTUHZRTOAUB
CCEDFUSWGXJSPJSFGOSWFLQMLHGAIABLDGOIAGEHDOZSXRYEFQ
ALCQYOXFPGGRRJXFSXMXFQLEJJWHNCYNNAEMPBREHXWZHTEZRQ
XWHIBQRXXFAVTNWXAMYRQGPMFWGKWXBTUICVYUSWZSRSGOPGAO
YQVODBLKLHINBCVDXUXPQXIIPPWEWWTVNOJQPUBBCJODLKHIEF
YVCHDSWZWTVQOIEXZUSBVUKKYVVGEALDVOKZGHZDAUUPDYNDTF
EPAPZYLVFPVRSRGDQMLQQLLKAOJNSCTXRTMRSXNYNIPGAVJRIU
HZGSKHHTVZWOXOIJGBHTZUCOACJKTSEARLSBSZVNZSCWHKGNLN
HKHJZIMJSGBWGTIZVAZROYJQVRBBFMPMXWWWFJGXPHUVBCVWCU
NRTXHOOIQUVFGTCDQHMWECEYYFBTBEOPVHNCWCLNWHSCAVGQCT
MHVQGTVHMXLANHIAJFCVSYCLBCGHTJBFRWWXPRFCPRDCYLDIRF
DJEGVFJCNCLOHDKDAAVGCLXFNVRQDJWHTANOGXQUZCIHFTLGTG
MWSJCGFUWJDTQWUEKABBUBEDIJXTQRACNSMQYRKVANPRJJWUKY
WFZAIHJGAZXBCLTOBSGMNGZCYJLUEWSABSAKZKQAKNCMZVBBNH
NBONEMXQHCMACNSDXSNNTXBVKBRLCFTQGHELUBBCENCGBVKZOX
MHVODFPURSZK META FUNKNHCIUJDJNJZHBSHMBOEPGRE
ZHYGZYPNJXPRSZVBMFAUGSBSTQXJWPNVMCWLSJUPYMHXHIKMJ
ETCFMWWJFSZ DADA OUTRA POESIASYLLARXWNHCFGVTCAKUQS
VBRUZXREMYWKJILBFIOMKUSFNUFXOWQKHEYFWCRUZCEHmOGMWU
ZHOSMCMSABPQLNYQLDMOUHOXMVLSIINHCXACENUEOKUAXTRJWE
YRMMOYIARQIEYXGYZLLUPAEKBCDTMAXLM MAPA FIC  NLUNXG
IMHNXJPBDCCBNULLBUSIUPYZLMLGZIMHVUVTEKUHNWIBRTNSOF
BIUAIGMUMMDZUYTPSYAMFNJOPBICTWIVFDVOJHIVULUOKODCMD
PSRYGGZPITLRPRUKFDSNYMZTBJHELUHAMYZTFZIOSUFIMZSRDL
FBYEVZNCDZXLZJKYDPXMEQHJYTJRLMCQOBVJAJMEIJQITBGWQE
JVVQEUJNLVAOLOPHXQQJUZTLHMMOJDTSYOJDITRUORIAFYHDOY
NJXGUFTGUCKNVICELKXCELUNLZLTDZRQIPWDVPKPSUDNCFSOQP
QVBKINKTGNTYDBOAFJQPZIJCVLHNAYDQTFBBSMUYANXDPLEUUU
KUCTWYFEMFDQWWVYXNKSMKGJOWUTRPNBKQVGOALBGORDLMBIAM
BMXHWLDQFVGSWQIRXXSJZZYQDJDERDRSQOAMAEDFZKYWAHOYEH
HDHFUKOYOGCGYSUZFVEIBESZATGPRLWYPDEKNSICYKIXDDXIZB
RAFKAGEHVVSSUIVZSJRBMQMVNPZLYYMQZSAZYEGTAZMVHHUARM
BDCNZQDYBCWOSVGTVFYBZYBLUITPJKBLOEZOUCMWEIKXERQZWO
BWNCHHLAWULYFACEOXHATMJEJNWZNTNOPAQWICXFWJDCKFHYCO
ZWBJAKXWJKPXZEYQBHSZMPIPRSVYRYNRUOBVYYRIJHGIMEZOMR
NYGVOYOJWGHJXCYZXWXPFHWLQJQPXCHKBNFPMUYIAGSYIQXGNV
VSCRETAVIXYPHZDNOPINYJUQHCHFIUBDNEVRXWNGTLWBKZPZPX
MOHGEPJMVSHWWUBSMZOZFIKBJVBZUQXGEENJTWWOPDLLXMDJLS
JRATSJOUJIKGPPKCZDZVSPZDBWPEGBXPSXJLHYFQGQWWGHZFLZ
BDOAGPXWUEXRTQODBVBGLHXIEDPDJBCKEQLLGJHANFRGWGKYBL
FNTCWXFMBONDZSULDAULAHRSONYYLAJQOCTKAYWBNKENCZYFAS
RBAITPWSOISXZGASQBQNCEXHRAHPGHIXIJGBYDTMLMKLTLDKMU
XPYVXQVEGCLOATYGUWKOJWBUHUGLESFBIEXFVTJBVUQVNOCILN
XUJYPRSVCWOIYWNVCIPLJKGAGUOJCZWAUFYJWREZNSHMPUIRCX
DMIJMPDBYGAUGUAFEXRPGKEWQZEICCLOKUBZYCYEDTLYTQCRM
LOXNTUDSZMVBXKMRLLQOKUSDFQXVTPIFEGSXAWQZIMBFWNXIZN
WJIPMNGKJZZSFYXBZTSYBEZH ANFIMSFVAUIOBTYBSQGWPDXOX
QNYUNGVALDNEJFCOMUNATIVOCOZYPXNMNALHOSCPDGCHPLMUDGZ
OYFSGSRFIPSVCTGKHZNXCUAJKMWEPCDEBJXHBOMJEFFHYMRGLF
DNZDXKPUOFXSKYBHFDWSNAYSHWEZCPFFDFIBPYVDDSWNQXVWBR
PORNHZJLZLBERFJAGYYBCCUZQKWLHYCWMUJUUTFTEHXWNGWTFV
VIYPHOAEAHCDDPXNJRGPKLXIHKPEEVAZDYOLNPQOWTRZJPMSHT
ISEGALQPQUKQTOPIADYQRUJIUTXHLFAUXEAXQRMGLXXFMMOMQM
CHHMQBFOIRTJMQNMODEBKPYHVKUKWKXZSEMJFRXOJRXVILIWOM
XZCVGYGBIDMFDFJPOPHMERDBMLNVICIFBKBIIHJRLVXOBGEPWL
BBCFDPRQLZSTETDFBMNLEYHBMIIQXECYGFEJVVZGURZYLDEMQR
XUPEVCMETKJWJPBNYWIXDDPCCAGGMWXKRNPNQCRJMAGVPHJNES
KHVAKXAQDNNBXEPNRFPIPCIVXXDGLHYVPUWZRWPVJCXHHMUYSK
GHMPDKNGRYOQUDKQDCMTYWWVDDIYCBIIIVYMFLSWJGNDKXUNAG
HYCDUGGCFIDORMJQYPBRMLYZPIWJWXQDVTHPZOSFWWTOJCEHSG
ZESXDHGAQDXGGSAOIZCBEZXYNGASOTZNXRLBYRBPUZWBSWPAWR
BBQZZEFAXUTWHQNSSMKTCESYFLVVLRMNSDMSISSFMMBUDPNVCX
OEBHCHSXCEPPSISFAAXTGKFHEIXRDZPSEQAHYTEAXUQPCIUDJS
WPCBXHKVZNVOGZFHGEALFXFVNIEILOBHDEJBLTWLHSAORGVYKV
JPTPLGXPPJEQRHUAJGTGRAYSOPYKNJFXZYNKFLAV

9.15.2010



RÁDIO PIPA TAGUEADORA 

 

1radiopipaokprograma1fumaca by editora ecoaecoa

Gravação e educador de edição: Adriano Belisário e Alissa Gottfried
Assistente de edição: Tainá Vital e Felipe Nunes
Texto: Silvia Leal e Alissa Gottfried

Rádio Pipa
Apartir do jogo literário Dada Outra Poesia, realizado no prímeiro dia (06/09) da Resistência Artística Realidade diminuida, onde as crianças taguearam o lugar onde vivem (Jardim Gramacho), foi escolhida a palavra FUMAÇA para ser escrita numa pipa.




Guiados então pelas crianças da comunidade, Alissa Gottfried e Adriano Belisário conversaram e gravaram falas sobre o assunto FUMAÇA. Adriano editou o material com Alissa e Tainá usando editor de áudio livre, mixando falas de Estamira, como referência contextual finalizado com um trecho da música O Sândalo de Tom Zé. Esse programa foi transmitido pelo Rádio Educativa Kaxinawá na UERJ em Duque de Caxias e também re-transmitido pela Web-Rádio Paraíso em São Gonaçalo, Quarta-Feira dia 15 de Setembro 2010 entre 13:00- 16:00.

Na ocasião Alissa, Felipe e Silvia reuniram-se com Prof. Mauro Costa e seus alunos de Pedagogia e Geografia da Oficina Híbridos do Labore-Lab. de Estudos Contemporâneos na UERJ, . O material foi apresentado e discutidos, avaliando esta ação no Jardim Gramacho, Duque de Caxias/RJ.


Saiba mais em:
> Resistência Artística Realidade Diminuida / EME >> Por Editora Educadora Ecoaecoa

> I-Motirõ - FIC:


WEB Rádio KAXINAWÁ



a Rádio Pipa >> Produzido por Alissa Gottfried com jovens da comunidade do Bairro Esqueleto, Duque de Caxias é transmitida pela Web-Rádio Kaxinawá. Apresentando o material para Prof. Mauro Costa e seus alunos da 'Aulas de rádio - Educação e Comunicação: Rádio I'. Parte do currículo da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, como disciplina eletiva universal (para todos os cursos, da FEBF e outras unidades da UERJ).

Após a apresentação de Alissa sobre o seu trabalho em Duque de Caxias, o grupo de pesquisadores escutaram o rock Tcheco: A Gente Plástica do Universo. E foi discutido o texto: Rock´n roll e Revolução na Tchecoslováquia, de Mauro José Sá Rego Costa. Apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Caxias do Sul, RS - 2-6 de Setembro 2010.

9.08.2010


Reciclagem de Palavras e Rádio Pipa



Entrada do Aterro e da comunidade Esqueleto no Jardim Gramacho Entrance to the wetland/wasteland gramacho

Da fragilidade à resistência quem dura mais? Nosso público são crianças de 3 a 13 anos

Começamos com a reciclagem de palavras onde as crianças falam com uma palavra sobre sua comunidade e recortam ela para fazer o jogo DADA OUTRA POESIA

                           
Até quem não sabe lê escreve e gera a semântica do Jardim Gramacho

Dada Outra Poesia: AS PESSOAS VÊEM A ALMA DO PORCO NA LAMA






Escolha da "Tag"/Etiqueta/assunto para a Rádio Pipa
A Pipa como antena da Rádio Comunitária
  Bota no ar pra falarmos sobre FUMAÇA

Rádio Pipa no Ar


Direcionando a antena
A senhora pode falar sobre a questão da fumaça na Comunidade?

Como podemos diminuir o problema da fumaça na comunidade?                                                               


Esse programa vai ao Ar também na Rádio Educativa Kaxinawá quarta dia 15/09 às 14 horas.
E em breve subimos esse áudio aqui.



Fique atento ao menor sinal de FUMAÇA
Porque onde tem fumaça não tem só fogo, tem pneu, fio, plástico, ...

Realidade Diminuida


9.02.2010


Realidade Diminuida

PRIMEIRA RESIDÊNCIA
Alissa Gottfried
| Duque de Caxias | 6 á 17 de Setembro




Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias onde está localizado o maior aterro sanitário da América Latina. O local recebe, por dia, mais de 7 mil toneladas de lixo provenientes de mais dois municípios da Baixada Fluminense e também da cidade do Rio de Janeiro[1]..
Em dezembro de 2006, assim era caracterizado o bairro em reportagem da Agência Brasil:
Cquote1.svg Jardim Gramacho possui 20 mil habitantes e bolsões de miséria – 50% da população sobrevive de reciclagem. Sem saneamento básico, as pessoas moram em barracos de madeira e papelão e em palafitas. Cquote2.svg

Na mesma reportagem, constava que "após três décadas de uso do local para o despejo do lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro, o governo carioca decidiu que, em 2007, desativará o aterro[2]." Desativação que não ocorreu, levando à saturação do aterro sanitário.

Leia mais sobre o Gramacho aqui
                                                                                         

Foto do Mangue do Gramacho por Alissa Gottfried


“Realidade Diminuida” é um trabalho que envolve oficinas e intervenções numa comunidade satélite do Jardim Gramacho. As atividades da residência incluem um programa de rádio, uma produção literária, um mapa semântico no FIC e a produção de uma maquete a partir de discussões sobre a re-utilização do lixo de forma criativa e funcional. Haverá uma exposição dos trabalhos na comunidade para os alunos, parentes e moradores. Todas as etapas do projeto serão documentadas e poderão ser acompanhadas via este blog.
Alissa é educadora popular e atualmente integra o coletivo I-Motirõ ministrando cursos de cultura digital com software livre em escolas públicas, eventos, ONG´s e Pontos de Cultura. Está criando uma editora libertária com livros artesanais e licença copy left de forma totalmente indendente usando apenas software livre, pela qual, pretende oferecer este serviço para a rede dos Pontos assim como para: projetos sociais, artistas, comunidades e crianças em situação de periferia cultural como um canal de comunicação, difusão e resistência da cultura e sabedoria popular.


8.01.2010


Residência 1: Alissa Gottfried > Duque de Caxias

A primeira residência será com Alissa Gottfried, Educadora Popular Conectiva.
Entre as datas de 6 e 17 de Setembro 2010.




















No trabalho de Alissa, O EME>> neste trabalho serve como um navegador multimidia na busca de informacões sobre os conteúdos de um lixão próximo a Baía de Guanabara.
Um grupo de pesquisadores envolvidos na atividade através da parceria com uma escola irão descobrir os principais assuntos que esse site engloba gerando tags que serão estampadas em pipas feitas como atividade de metareciclagem e empinadas em cima desse lugar. Fotos locais terão seu conteúdo alterado através de aplicativos livres de edição de fotografia contendo imagens e textos referentes aos tags, linkando assim a tag ao conteúdo relacionando conexões reais ao sistema pedagógico da web semantica.




EME >> Setembro - Novembro 2010 | Conexão Artes Visuais

As residências EME iniciam suas ativiades em Setembro de 2010 com mais 4 atividades:

Alissa Gottfried, Romano, Beatriz Lemos e Active Ingredient (UK).









Silvia Leal é proponente do projeto EME>> premiado pelo edital Conexão Artes Visuais 2010.

Conexão Artes Visuais é um programa da Funarte/MinC que viabiliza com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes visuais em todo Brasil.

Contato

Alissa Gottfried
alissa@softwarelivre.org
(21) 9205 1638

Artivismo

Artivismo

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

donde mira-me