08/04/2010

Lançamento da Editora libertária Ecoaecoa e meu primeiro Livro coletivo Artesanal: as Borboletras Estão Chegando.  



7 de Março de 2010, 

Feira de Trocas Solidárias em Porto Alegre – RS

Calor, cores e alegria preencheram a tarde do sábado, dia 20 de fevereiro, em Porto Alegre. Na escadaria da Borges, em frente ao Prédio da Comunidade “Utopia e Luta” o grupo animado encontrou-se para realizar trocas solidárias. O encontro foi motivado pela vontade de proporcionar a vivência de outras perspectivas de consumo e, através da troca direta de produtos materiais e culturais, estimular práticas que valorizem a preservação da natureza e a economia da solidariedade.

As feiras de trocas são praticadas em vários espaços sociais como proposta alternativa de economia popular e solidária. As primeiras aconteceram no Canadá nos anos 1980. Se baseiam em princípios da economia solidária:substituir o lucro e a competição pela cooperação; valorizar o saber e a criatividade humana e não ao capital e sua propriedade; buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza.
A pequena feira foi iniciativa de um grupo de amigos e coletivos que compartilham de idéias de preservação, colaboração e criatividade. Entre os grupos que participaram podemos citar a Comunidade Utopia e Luta, Pontos de Cultura, Rede Mocambos, Coletivo de Agroecologia Uvaia, Coletivo Tear Digital, Instituto de Desenvolvimento Social Bravagente As trocas aconteceram de maneira bastante livre e direta, o que pode ser definido também como escambo. O primeiro encontro do grupo foi o princí­pio de uma seqüencia de feiras que está sendo projetada, e já definiu-se o próximo encontro para o dia 10 de abril, no mesmo local. Pensando na ampliação da atividade a divulgação será intensificada para proporcionar a participação de outras pessoas e movimentos sociais. Em Porto Alegre e região já acontecem outras feiras, propostas por diversos movimentos e comunidades, como a Utopia e Luta, a Cooperativa Girassol e outros relacionados ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Na oportunidade foi lançado o primeiro livro da Editora Livre Ecoaecoa, o Borboletras. Idealizada por Alissa Gottfried e Felipe Nunes, a edição do livro de poemas é alternativa viável para a circulação de idéias e conhecimentos, possibilitando a distribuição direta e flexível. Também foram distribuí­dos contos e poesias em forma de panfletos e adesivos do projeto Epidemia de Poesia da Revista Guatá, do Paraná.

Algumas feiras de trocas utilizam a moeda social. Nestes casos são estabelecidas comissões que funcionam como coordenação, responsável pela emissão, distribuição e controle da moeda solidária que possibilita aos membros comprar e vender dentro do grupo. O Projeto Colibri, resultante do surgimento dos encontros de vários paí­ses na Rede Latinoamericana de Socioeconomia Solidária, compreende que o uso da moeda social e a busca de sua integração é um instrumento da própria construção democrática da Economia Solidária. No Brasil, exemplo de sucesso é na comunidade da favela Conjunto das Palmeiras, em Fortaleza (CE), onde a Associação dos Moradores criou um banco que faz empréstimos, financia negócios e concede cartão de crédito aos associados como ação para impulsionar o consumo interno e a geração de empreendimentos sociais na comunidade. No I Fórum Social Mundial houve grande procura pela oficina denominada “Economia Popular Solidária e Autogestão” (aproximadamente 1.500 participantes), o que motivou a criação de um GT Nacional com a participação de diversos segmentos: rural, urbano, estudantil, religioso, sindical e de comunicação. Desses debates nasceu o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) que atua no sentido de integrar as diversas ações de economia solidária em todo o país.
Para mais informações acesse:
http://cirandas.net/;
http://redlases.wordpress.com/
http://www.coopgirasol.com.br/
http://www.fbes.org.br/
Texto: Vania Pierozan Imagens: Vania e Paulo PC



http://www.guata.com.br/poesiasempre/_1E100219PS_alissa_gottfried_borboletras.html

         
    

________________________________________________________________________________________________

POESIA SEMPRE
___________________________________________________
 Felipe Fiorenza & Alissa Gottfried
As poesias abaixo fazem parte do livro "As borboletras estão chegando" foi lançado em fevereiro de 2010, durante a Feira de Troca Solidária, nas escadarias da "Borges", na cidade de Porto Alegre, RS. Produção da ecoaecoa editora, o livro custa R$ 10,00 e pode ser adquirido através de pedidos pelo e-mail ecoaecoa@gmail.com


Borboletras

As palavra são os conjunto das letra
E dá a l-e-t-r-a
Como uma p-á que l-a-v-r-a
Enquanto vou f-r-a-s-e ando
e as borboletras continuam voando.
Viva o namoro das borboletras!

 Felipe Fiorenza & Alissa Gottfried
 __________________________________________
Cosmogonia roots:

Pitanga-ta-ta

da língua Samambaiah

Pegasus
Xaxim
Gergilim
Samambaiah
Samambaiaeh
Samambaiaqui
Guata
Guatassara
Samba
Samba-eh
Guatassamba
Sambaqui odomode
Aprende
Apreende
Empreende
Coompreende
AMANITA

Alissa Guatassara
____________________________________________________
 Sem chance

O galhofar de um avarento
Em seu pequeno mundo não assusta
Rato, verme, qualquer coisa assim.
Mantenha seu coração ao abrigo dos sórdidos
Por fim, a vida majestosa porfia, declara guerra
E a felicidade o faz trastejar:
Sem som
Sem nada pra levar:
É ferro-fogo
Alho-vampiro
Choro-suspiro
Nada mais.

 Felipe Fiorenza

___________________________________________

Alissa Gottfried e FelIpe Fiorenza são artivistas culturais em Porto Alegre, RS
_______________________________________________________

Índice de Poesia Sempre


Voltar à página principal




Contato

Alissa Gottfried
alissa@softwarelivre.org
(21) 9205 1638

Artivismo

Artivismo

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

donde mira-me