05/10/2010

Realidade Diminuída - EME >>


9.15.2010


RÁDIO PIPA TAGUEADORA

Programa FUMAÇA da Rádio Pipa by editora ecoaecoa



Gravação e educador de edição: Adriano Belisário e Alissa Gottfried
Assistente de edição: Tainá Vital e Felipe Nunes
Texto: Silvia Leal e Alissa Gottfried

Rádio Pipa
Apartir do jogo literário Dada Outra Poesia, realizado no prímeiro dia (06/09) da Resistência Artística Realidade diminuida, onde as crianças taguearam o lugar onde vivem (Jardim Gramacho), foi escolhida a palavra FUMAÇA para ser escrita numa pipa.




Guiados então pelas crianças da comunidade, Alissa Gottfried e Adriano Belisário conversaram e gravaram falas sobre o assunto FUMAÇA. Adriano editou o material com Alissa e Tainá usando editor de áudio livre, mixando falas de Estamira, como referência contextual finalizado com um trecho da música O Sândalo de Tom Zé. Esse programa foi transmitido pelo Rádio Educativa Kaxinawá na UERJ em Duque de Caxias e também re-transmitido pela Web-Rádio Paraíso em São Gonaçalo, Quarta-Feira dia 15 de Setembro 2010 entre 13:00- 16:00.

Na ocasião Alissa, Felipe e Silvia reuniram-se com Prof. Mauro Costa e seus alunos de Pedagogia e Geografia da Oficina Híbridos do Labore-Lab. de Estudos Contemporâneos na UERJ, . O material foi apresentado e discutidos, avaliando esta ação no Jardim Gramacho, Duque de Caxias/RJ.


Saiba mais em:
> Resistência Artística Realidade Diminuida / EME >> Por Editora Educadora Ecoaecoa

> I-Motirõ - FIC:


WEB Rádio KAXINAWÁ



a Rádio Pipa >> Produzido por Alissa Gottfried com jovens da comunidade do Bairro Esqueleto, Duque de Caxias é transmitida pela Web-Rádio Kaxinawá. Apresentando o material para Prof. Mauro Costa e seus alunos da 'Aulas de rádio - Educação e Comunicação: Rádio I'. Parte do currículo da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, como disciplina eletiva universal (para todos os cursos, da FEBF e outras unidades da UERJ).

Após a apresentação de Alissa sobre o seu trabalho em Duque de Caxias, o grupo de pesquisadores escutaram o rock Tcheco: A Gente Plástica do Universo. E foi discutido o texto: Rock´n roll e Revolução na Tchecoslováquia, de Mauro José Sá Rego Costa. Apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Caxias do Sul, RS - 2-6 de Setembro 2010.

9.08.2010


Reciclagem de Palavras e Rádio Pipa



Entrada do Aterro e da comunidade Esqueleto no Jardim Gramacho Entrance to the wetland/wasteland gramacho

Da fragilidade à resistência quem dura mais? Nosso público são crianças de 3 a 13 anos

Começamos com a reciclagem de palavras onde as crianças falam com uma palavra sobre sua comunidade e recortam ela para fazer o jogo DADA OUTRA POESIA

                                 
Até quem não sabe lê escreve e gera a semântica do Jardim Gramacho

Dada Outra Poesia: AS PESSOAS VÊEM A ALMA DO PORCO NA LAMA






Escolha da "Tag"/Etiqueta/assunto para a Rádio Pipa
A Pipa como antena da Rádio Comunitária
  Bota no ar pra falarmos sobre FUMAÇA

Rádio Pipa no Ar


Direcionando a antena
A senhora pode falar sobre a questão da fumaça na Comunidade?

Como podemos diminuir o problema da fumaça na comunidade?                                                               


Esse programa vai ao Ar também na Rádio Educativa Kaxinawá quarta dia 15/09 às 14 horas.
E em breve subimos esse áudio aqui.



Fique atento ao menor sinal de FUMAÇA
Porque onde tem fumaça não tem só fogo, tem pneu, fio, plástico, ...

Realidade Diminuida

9.02.2010


Realidade Diminuida

PRIMEIRA RESIDÊNCIA
Alissa Gottfried
| Duque de Caxias | 6 á 17 de Setembro




Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias onde está localizado o maior aterro sanitário da América Latina. O local recebe, por dia, mais de 7 mil toneladas de lixo provenientes de mais dois municípios da Baixada Fluminense e também da cidade do Rio de Janeiro[1]..
Em dezembro de 2006, assim era caracterizado o bairro em reportagem da Agência Brasil:
Cquote1.svg Jardim Gramacho possui 20 mil habitantes e bolsões de miséria – 50% da população sobrevive de reciclagem. Sem saneamento básico, as pessoas moram em barracos de madeira e papelão e em palafitas. Cquote2.svg

Na mesma reportagem, constava que "após três décadas de uso do local para o despejo do lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro, o governo carioca decidiu que, em 2007, desativará o aterro[2]." Desativação que não ocorreu, levando à saturação do aterro sanitário.

Leia mais sobre o Gramacho aqui
                                                                                         

Foto do Mangue do Gramacho por Alissa Gottfried


“Realidade Diminuida” é um trabalho que envolve oficinas e intervenções numa comunidade satélite do Jardim Gramacho. As atividades da residência incluem um programa de rádio, uma produção literária, um mapa semântico no FIC e a produção de uma maquete a partir de discussões sobre a re-utilização do lixo de forma criativa e funcional. Haverá uma exposição dos trabalhos na comunidade para os alunos, parentes e moradores. Todas as etapas do projeto serão documentadas e poderão ser acompanhadas via este blog.
Alissa é educadora popular e atualmente integra o coletivo I-Motirõ ministrando cursos de cultura digital com software livre em escolas públicas, eventos, ONG´s e Pontos de Cultura. Está criando uma editora libertária com livros artesanais e licença copy left de forma totalmente indendente usando apenas software livre, pela qual, pretende oferecer este serviço para a rede dos Pontos assim como para: projetos sociais, artistas, comunidades e crianças em situação de periferia cultural como um canal de comunicação, difusão e resistência da cultura e sabedoria popular.
 

8.01.2010


Residência 1: Alissa Gottfried > Duque de Caxias

A primeira residência será com Alissa Gottfried, Educadora Popular Conectiva.
Entre as datas de 6 e 17 de Setembro 2010.














No trabalho de Alissa, O EME>> neste trabalho serve como um navegador multimidia na busca de informacões sobre os conteúdos de um lixão próximo a Baía de Guanabara.
Um grupo de pesquisadores envolvidos na atividade através da parceria com uma escola irão descobrir os principais assuntos que esse site engloba gerando tags que serão estampadas em pipas feitas como atividade de metareciclagem e empinadas em cima desse lugar. Fotos locais terão seu conteúdo alterado através de aplicativos livres de edição de fotografia contendo imagens e textos referentes aos tags, linkando assim a tag ao conteúdo relacionando conexões reais ao sistema pedagógico da web semantica.

Conheça o trabalho de Alissa Gottifried

EME >> Setembro - Novembro 2010 | Conexão Artes Visuais

As residências EME iniciam suas ativiades em Setembro de 2010 com mais 4 atividades:

Alissa Gottfried, Romano, Beatriz Lemos e Active Ingredient (UK).









Silvia Leal é proponente do projeto EME>> premiado pelo edital Conexão Artes Visuais 2010.

Conexão Artes Visuais é um programa da Funarte/MinC que viabiliza com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes visuais em todo Brasil.

Contato

Alissa Gottfried
alissa@softwarelivre.org
(21) 9205 1638

Artivismo

Artivismo

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

donde mira-me