08/04/2010

Curso de Arte Gráfica e comunicação libertária com Software Livre:



Curso-wiki de gráfico do Minuano migrado do Moodle

Enviado por grafico em ter, 14/04/2009 - 13:10

Você Pode fazer download em pdf do curso no link:
Abaixo o link do meu curso de arte gráfica  migrado do ead de Minuano com PDF pra download:

Programa do curso:
http://ecoaecoa.wordpress.com/programa_oficina_grafico/


Bom proveito
Abração, Alissa.

Pontão de Cultura Digital Minuano na Casa das Fases

minuanoPor CiaFase3



O Ponto de Cultura Casa das Fases recebeu durante o mês de março, o Curso de Gráfico, ministrada por Alissa Gottfried,  do Pontão Minuano, de Porto Alegre. A oficina de gráfico oferece uma iniciação básica em ferramentas de software livre para trabalhos na área gráfica, explorando as possibilidades e demandas de produção dos Pontos, comunidade e oficinados.
fonte: http://casadasfases.wordpress.com/page/2/








SindBancários apoia o projeto de inclusão digital do Pontão Minuano
Fonte: Imprensa/SindBancários


Equipamentos de informática que deixam de servir para algumas pessoas podem fazer toda a diferença para outras. Além de minimizar o impacto causado ao meio-ambiente pela sucata eletrônica, dar uma nova vida útil a essas máquinas permite usar os recursos para promover a inclusão digital. A ONG Pontão de Cultura Digital Minuano ajuda a transformar esses conceitos em realidade.
Aquilo que iria parar no lixo é reaproveitado pela entidade e ajuda a promover a formação de monitores e desenvolver oficinas para a comunidade que está à margem das tecnologias. Os próprios oficineiros aprendem a reciclar o material nas aulas de Metareciclagem, oficina que apresenta a estrutura interna (hardware e software) do computador com o objetivo de desmistificar seus componentes através da experimentação e do contato. Desta forma, permite que os participantes se tornem capacitados para prestar suporte dentro da sua comunidade, reduzindo assim a necessidade de depender de técnicos terceirizados.
Para auxiliar no processo, que considera fundamental dentro da proposta que defende de inclusão digital para todos, o SindBancários doou equipamentos que serão usados na oficina de Metareciclagem. O Pontão Minuano recebeu do Sindicato estações de trabalho com periféricos, scanners, impressoras, fax, teclados, caixa de som e monitores que terão um destino especial nas mãos dos oficineiros.
E mais: também são os equipamentos doados que possibitam o desenvolvimento das demais oficinas, entre elas a de arte gráfica e comunicação, que oferece uma iniciação básica em ferramentas de software livre para trabalhos na área gráfica. Também propõe um diálogo sobre temas como: cultura de colaboração, comunicação comunitária, produção cultural, economia solidária e Licença Arte Livre, facilitando a imersão do oficinando nos universos do Software Livre, Internet e Cultura Livre. 
O projeto vai além. A ideia, agora, é criar um metamercado, com a criação de moedas - com o rosto de personagens da comunidade - que serão emitidas a quem doar equipamentos. Ao disseminar os conceitos da economia solidária e exercitar a cidadania, a entidade também quer propiciar a geração de economia interna e troca de serviços.
Computador comprado com pães
Alissa Gottfried e Bruno Meyra, mais conhecido como Capi, estão entusiasmados com os projetos em andamento. Em visita à Casa dos Bancários, eles falaram dos planos do Pontão Minuano, e não enconderam o orgulho das mudanças que já promoveram junto às comunidades em que atuam.
Em um dos episódios mais recentes, um casal que participa das oficinas conseguiu adquirir seu próprio computador. O monitor eles já tinham, uma doação que receberam. Mas faltava a CPU, que foi recentemente comprada, mas sem usar um centavo sequer. Eles trocaram o computador pelo fornecimento de pães, que fazem para complementar o orçamento da família. Serão dois pães por semana, por dez meses, para a professora que vendeu o equipamento. "Agora, parte dos periféricos necessários para montar a máquina virá das doações do SindBancários", conta Alissa.


fonte para impressão: 

http://www.sindbancarios.org.br/site2007/cms/php/site_imprimir.php?tabela=site_noticias&id=5991


Fonte publicação na web:
http://www.sindbancarios.org.br/site2007/cms/php/site_monta_internas.php?id=5991& tabela=site_noticias


 
Na rede da cultura digital 
Entidade promove curso gratuito de produção gráfica através de ferramentas de software livre
- Mostrar texto das mensagens anteriores -

Rádio, televisão, jornal e internet. Vivemos num momento de extraordinário desenvolvimento tecnológico que permite inúmeras possibilidades de elaboração e circulação da informação. A internet, por exemplo, que acaba de alcançar vinte anos de existência, tida com um dos meios de comunicação mais democráticos, promoveu mudanças profundas nas formas de produção, armazenamento e difusão de informações, conhecimentos e conteúdos. Mas, a criação do ciberespaço não foi capaz, até aqui, de eliminar todas as diferenças existentes quanto ao acesso e à geração de materiais de comunicação.

Desta forma, para a efetiva democratização da informação acontecer, entre outros fatores, é importante que os indivíduos se apropriem do conhecimento técnico necessário para a elaboração e circulação de conteúdos comunicativos.

Para contribuir com esse processo, a Casa do Teatro, entidade artística e cultural iguaçuense, irá promover curso gratuito de produção gráfica, visando à iniciação em ferramentas de software livre. A oficina é uma das ações na área de cultura digital organizadas pela instituição e será desenvolvida pelo Pontão de Cultural Digital Minuano, associação sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Minuano mantém convênio com o Ministério da Cultura, com o objetivo de incentivar o uso de ferramentas de comunicação e produção cultural em software gratuito, dirigidas aos integrantes das entidades do sul do país selecionadas pelo MinC como Pontos de Cultura.

A oficina será aplicada na modalidade de ensino semi-presencial e o participante deverá acessar o ambiente virtual do curso, onde estarão armazenados todos os conteúdos e atividades, além e participar da aula presencial, quando monitores do curso virão a Foz do Iguaçu, em dois finais de semanas. Nesta etapa, serão abordados temas como cultura de colaboração, comunicação comunitária, produção cultural, economia solidária, internet e cultura livre. Ministrado pela monitora Alissa

Aluno do ensino médio, David Garcia, 21 anos, utiliza freqüentemente os computadores e a internet disponíveis gratuitamente na Casa do Teatro, adquiridos através de convênio entre a entidade e o MinC. O estudante já confirmou a sua inscrição no curso de produção gráfica e espera se capacitar para o mercado de trabalho. “Pretendo dominar as ferramentas para produção de meus próprios meios, como blog, home page, etc. Quem sabe, encontro no curso uma possibilidade de trabalhar na área de informática”, conta ele.

Para participar do curso, os interessados precisam entrar em contato com a Casa do Teatro, que irá formalizar a inscrição. As vagas são limitadas.

O curso será ministrado pela educafora popular Alissa Gottfried que tem como principal objetivo formar uma rede de multiplicadores para projetos sócio-culturais, utilizando o software não proprietário. 
SOBRE A ENTIDADE – A Casa do Teatro é uma ONG sem finalidades lucrativas, formalizada desde o ano de 1992. É selecionada com Ponto de Cultura por meio do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Já realizou projetos em parceria com diversas instituições, destacando-se a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Itaipu Binacional, entre diversas organizações sociais locais. Possui Declaração de Utilidade Pública Municipal, integra o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o Fórum Paranaense dos Pontos de Cultura e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, colegiado de organizações formado pela Itaipu Binacional, com o objetivo de unificar políticas e programas em favor da infância e da juventude.

Serviço:
Oficina de Produção Gráfica – Sistema Linux
Quando: 03 e 04 de abril (encontro presencial)
Onde: Casa do Teatro
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

(Casa do Teatro)








Nas ondas da cultura digital
Por Ponto de Cultura Casa do Teatro - Fóz do Iguaçú
Rádio, televisão, jornal e internet. Vivemos num momento de extraordinário desenvolvimento tecnológico que permite inúmeras possibilidades de elaboração e circulação da informação. A internet, por exemplo, que acaba de alcançar vinte anos de existência, tida com um dos meios de comunicação mais democráticos, promoveu mudanças profundas nas formas de produção, armazenamento e difusão de informações, conhecimentos e conteúdos. Mas, a criação do ciberespaço não foi capaz, até aqui, de eliminar todas as diferenças existentes quanto ao acesso e à geração de materiais de comunicação. Desta forma, para a efetiva democratização da informação acontecer, entre outros fatores, é importante que os indivíduos se apropriem do conhecimento técnico necessário para a elaboração e circulação de conteúdos comunicativos. Para contribuir com esse processo, a Casa do Teatro, entidade artística e cultural iguaçuense, irá promover curso gratuito de produção gráfica, visando à iniciação em ferramentas de software livre. A oficina é uma das ações na área de cultura digital organizadas pela instituição e será desenvolvida pelo Pontão de Cultural Digital Minuano, associação sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Minuano mantém convênio com o Ministério da Cultura, com o objetivo de incentivar o uso de ferramentas de comunicação e produção cultural em software gratuito, dirigidas aos integrantes das entidades do sul do país selecionadas pelo MinC como Pontos de Cultura. A oficina será aplicada na modalidade de ensino semi-presencial e o participante deverá acessar o ambiente virtual do curso, onde estarão armazenados todos os conteúdos e atividades, além e participar da aula presencial, quando monitores do curso virão a Foz do Iguaçu, em dois finais de semanas. Nesta etapa, serão abordados temas como cultura de colaboração, comunicação comunitária, produção cultural, economia solidária, internet e cultura livre. Ministrado pela monitora Alissa Gottfried, o curso tem como principal objetivo formar uma rede de multiplicadores para projetos sócio-culturais, utilizando o software não proprietário. Aluno do ensino médio, David Garcia, 21 anos, utiliza freqüentemente os computadores e a internet disponíveis gratuitamente na Casa do Teatro, adquiridos através de convênio entre a entidade e o MinC. O estudante já confirmou a sua inscrição no curso de produção gráfica e espera se capacitar para o mercado de trabalho. “Pretendo dominar as ferramentas para produção de meus próprios meios, como blog, home page, etc. Quem sabe, encontro no curso uma possibilidade de trabalhar na área de informática”, conta ele. Para participar do curso, os interessados precisam entrar em contato com a Casa do Teatro, que irá formalizar a inscrição. As vagas são limitadas.

http://www.casadoteatro.org.br/text.php?&n=1039





Pontão Minuano e Casa do Teatro desenvolvem comunidade de blog-arte com software livre.
Enviado por grafico em sex, 10/04/2009 - 03:19 
Na oficina presencial do curso de gráfico, do Pontão Minuano, realizada nos dias 3, 4 e 5 de abril no Ponto de Cultura Casa do Teatro, em Fóz do Iguaçu\PR, uma comunidade de blog-arte foi iniciada usando WordPress. Começamos na sexta-feira um diálogo sobre Software Livre e Cultura Digital onde o grupo abordou temas sobre propriedade intelectual e resistência cultural. Nessa roda o grupo se reconheceu e pensou o que gostaria de realizar na oficina. No sábabo então, partimos para a prática onde a proposta foi iniciar uma comunidade de blog-arte onde cada um teria seu blog livre linkado ao blog geral www.dguau.wordpress.com.
Essa atividade se estendeu até domingo e nela instalamos a distribuição GNU\Linux Ubuntu 8.04 numa das 4 máquinas, editamos fotos no GIMP, o Scribus e Inkscape foram apresentados mas o foco maior foi no sistema de blogs com WordPress. O grupo ficou muito empolgado com a criação de seus blogs então propus a formação de um grupo que difunde suas apropriações documentando nos blogs o que cada um estiver apreendendo. Como exemplo e subsídeo para isso todos os oficinandos estão inscritos no curso ead, no Moodle do Minuano, onde o
curso de gráfico está disponível com os conteúdos e tutoriais numa proposta de ambiente de aprendizagem colaborativa.
Apesar de não sabermos sobre a continuidade do projeto do Minuano o grupo de Fóz está se organizando e estudando para a próxima oficina presencial.


Alissa Gottfried
Educadora Popular Digital
Pontão Minuano.org



O virtual e o virtuoso

Enviado em Uncategorized às 9:15 PM por bogler
D`guaú, termo guarani que significa mentira, simulação, conforme ensina o paraguauólogo Hélio Vera. Para nós, fazedores deste blog, D`guaú foi a proposta escolhida para designar este modesto espaço, perdido nos confins da internet.
Nos nomeamos assim para brincar com a verdade e a mentira, o real e o aparente, paradoxos que se aproximam e dialogam, mudam de cores e de formas como camaleões, neste vasto mundo fascinante, complexo e inquietante da virtualidade dos homens.
Este blog é resultado da oficina presencial de cultura digital, promovida pelo Ponto de Cultura Casa do Teatro, de Foz do Iguaçu e desenvolvida pelo Pontão de Cultura Minuano, entidade sediada na gaúcha Porto Alegre. As duas instituições integram o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O curso, na modalidade semi-presencial, foi aplicado por Alissa Gottfried, monitora de produção gráfica e de comunicação, nos dias 03, 04 e 05 de abril, visando à capacitação de multiplicadores de cultura digital, através do movimento de software livre.
Nosso interesse, ao dispor desta ferramenta coletiva de comunicação, é o de promover o diálogo, estabelecer o contato com o outro, aquele que está lá do outro lado da rede ou aqui pertinho da gente, com o propósito final de fazer valer a vida e afirmar a humanidade do ser.



Contato

Alissa Gottfried
alissa@softwarelivre.org
(21) 9205 1638

Artivismo

Artivismo

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

donde mira-me