08/04/2010

Oficinas no Fórum da Cultura Digital Sul em SC


Pontinho de Cultura Curiosa'Idade/Odomode no Fórum de Cultura Digital SC:

(fotos: Tusile, Elisa Gootfried, Ana Paula Stock e Alissa Gottfried)
O Pontinho de Cultura Curiosa'idade do Odomode participou do Encontro Sul da Cultura Digital, compartilhando algumas de suas atividades. Na primeira noite o grupo de adolescentes do Instituto Afrosul apresentou o Odomode Tambor, mostrando qualidade técnica e muita energia, que agitou os presentes no espaço do Ponto de Cultura Anima Bonecos, em Rio do Sul.
No segundo dia a oficineira Elisa Gottfried, de abayomi, (bonecos feitas com nós em tecido) demonstrou as possibilidades de criar o brinquedo, que é, ao mesmo tempo, material pedagógico. As borboletas de origami feitas por Vania, Alissa e Pipoca ilustraram o cartaz manual de divulgação das oficinas.
O Pontinho de Cultura Curiosa'idade iniciou seus trabalhos em março com as oficinas de origami e abayomi, que estão em fase de conclusão. Em breve terão início as oficinas de teatro de bonecos e criação áudio-visual, que complementam a formação promovida no Ponto de Cultura Odomode com crianças e adolescentes da comunidade que vive próximo ao Instituto Afrosul, em Porto Alegre, RS.
Além da apresentação artística Odomode Tambor e a participação nas oficinas, o Ponto de Cultura levou as experiências e vivências de seus Mestres e Griôs Paraquedas, Iara e Paulinho.
Por: Vania Pierozan



Oficinas do Minuano no Encontro dos Pontos de Cultura Digital

Dois dias de oficinas de gráfico foram oferecidas no Encontro de Cultura Digital Sul em Rio do Sul.
Durante o segundo dia de evento iniciei a oficina de gráfico produzindo esses cartazes da foto acima. A atividade durou 2 dias do evento. No primeiro dia não propus um cronograma para a oficina, pois queria ajudar os participantes a produzir ou estudar as ferramentas livres que estivessem precisando. Para isso apresentei o curso wiki de gráfico publicado no link:
http://ecoaecoa.wordpress.com/curso-de-graficolivre/
ou clicando em gráfico no link:

Em torno de 20 participantes aproveitaram a oficina para produzir cartazes de oficinas, blogs, cartões de visita, email, editar fotos, articulamos um movimento de mulheres que criou este blog colaborativo.

Este blog foi proposto na plenária final do fórum dos pontos de cultura e no fim do evento um panfletinho foi distribuido com o endereço e email para postagens. O motivo em optar pelo Blogspot foi para que qualquer pessoa pudesse postar imagem e texto sem da forma mais fácil possivel. O blog possibilita a postagem automática, sem passar por filtro, enviando um email para:


Integrantes do Grupo Feminino de Pesquisa, Produção e Multiplicação da Cultura Digital Popular Sul, como Vânia Pierozan e Lisiane Brolese e eu estamos administrando o blog. Se você quiser colaborar para o blog é só mandar um pedido aqui.
Foto: Elisa Gottfried



"Encontro de Conhecimentos Livres dos Pontos de Cultura da Região Sul Teia Sul".

Foto Tatiana Mileide
O 1º ano do Ensino Médio, juntamente com a professora Tatiane Mileide Danna, da disciplina de Artes, estiveram presentes no Encontro de Conhecimentos Livres dos Pontos de Cultura da Região Sul Teia Sul, no Parque Universitário Norberto Frahm, onde foram desenvolvidas oficinas e palestras sobre a cultura digital.
Os alunos participaram da “Oficina de Blog”, ministrada pelo Ponto de Cultura Digital Minuano, de Porto Alegre. Onde a turma criou um blog que vai ser o FanzineT virtual da Escola UNIDAVI.
No site www.minuano.org você poderá conferir e conhecer o trabalho do Ponto de Cultura Digital Minuano.
Logo após se divertiram muito com a “Oficina de Grafitagem”, com o grafiteiro Jackson Brum, de Porto Alegre. No site www.multypli.com, poderá ser conferido o trabalho do grafiteiro e ver outras fotos da oficina realizada.


Oficina de web - rede de blog na plataforma WordPress.

Oficina de Grafitte do Jackson

fonte: http://culturadigitalsul.blogspot.com/2009/04/fotos-das-oficinas-com-turma-da-unidavi.html


Contato

Alissa Gottfried
alissa@softwarelivre.org
(21) 9205 1638

Artivismo

Artivismo

A soma dos olhares levará os galhos a balançarem

donde mira-me